sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Moradores de bairros de PP sofrem com lixo descartado irregularmente

DO TJ OPINIÃO
NOTÍCIA EXTRAÍDA DO SITE: http://www.ifronteira.com/noticia-presidenteprudente-44856


Ainda este ano a Prudenco pretende desenvolver um plano de ação para impedir que o lixo continue sendo descartado nos locais

Do iFronteira
  • Entulhos ficam jogados na beirada da avenida (Foto: Reprodução/TV Fronteira)
Clique na imagem para expandir.
Avenida Jucelino Kubitschek, Distrito Industrial, Vila Furquim e Vila Brasil são alguns dos locais de Presidente Prudente que a população tem jogado lixo irregularmente. O problema, além de danificar o ambiente e o visual da cidade, pode levar doenças para os moradores.
Pela Avenida Jucelino Kubitschek é possível encontrar colchões velhos, brinquedos quebrados, móveis danificados, aparelho de TV que não funciona mais e até mesmo restos de embalagens de produtos químicos e lixo hospitalar.
Na zona leste da cidade, em um trecho próximo ao lixão do Distrito Industrial, cadernos, apostilas e água acumulada fazem parte do cenário.
“Passo aqui direto com o carro e muitas vezes preciso ficar desviando de sofás e armários. Isso é uma vergonha”, conta o pedreiro João Ricardo Oliveira.
Na Vila Furquim a cena se repete. Em uma estrada perto do Rio Cascata, que dá acesso a algumas chácaras, mais lixo descartado irregularmente. A turismóloga Eliane Ferreira passa pelo caminho todos os dias e conta que chegou a flagrar um homem jogando lixo no local e até discutiu com ele na ocasião. 
“Eu vi de longe a caminhonete atravessada na estrada, aí e peguei o celular e resolvi filmar”, salienta.
No caso da dona de casa Maria Aparecida Pimentel, o perigo mora ao lado. O terreno vizinho da casa dela, que fica na Vila Brasil, também é um depósito de lixo.
“Apareceu uma ratazana na minha casa. Ai eu decidi que teria que ligara para a Prefeitura. Já não bastavam os carrapatos, agora ratazana? Não tem como viver assim. O pessoal costuma jogar o lixo de madrugada porque de dia está de um jeito, durante a manhã está de outro”, conta.
Parte dessa responsabilidade é do poder público. Por meio de uma nota, a Prudenco disse que faz o serviço de coleta de lixo semanalmente em alguns locais da cidade. Além isso, informou que ainda este ano pretende desenvolver um plano de ação para impedir que o lixo continue sendo descartado de forma irregular, principalmente em áreas de fundo de vale.
Nos locais considerados críticos, devem ser instaladas caçambas, uma tentativa de reduzir o problema. A nota diz ainda que a Prudenco já identificou entre 15 E 20 pontos de descarte irregular. 
Colchão velho, móveis estragados e outros lixos danificam espaços da cidade (Foto: Reprodução/ TV Fronteira)

Com base na Lei 9.610/98, toda e qualquer reprodução do portal ifronteira.com deve apresentar a seguinte referência: Fonte iFronteira.com para texto e autor da foto/iFronteira.com para as imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário