terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Aberta licitação para reforma da Praça Nove de Julho

DO TJ OPINIÃO
NOTÍCIA DO SITE: http://www.portalprudentino.com.br/noticia/noticias.php?id=31432&titulo=aberta-licitacao-para-reforma-da-praca-nove-de-julho

Após impasse entre promotorias e Prefeitura, remodelação deverá sair do papel
ROGÉRIO MATIVE, às 11:33:00 de 22/01/2013
A licitação anterior foi cancelada e o projeto sofreu adequações de acordo com as solicitações do MPE
A licitação anterior foi cancelada e o projeto sofreu adequações de acordo com as solicitações do MPE
(Foto: Reprodução)
Após esperar meses pela chancela do Ministério Público Estadual (MPE), a Prefeitura de Presidente Prudente abriu licitação para a reforma da Praça Nove de Julho, um dos cartões postais da cidade. Resolvido o impasse, as pedras portuguesas serão mantidas e o local ganhará novos contornos com acessibilidade. A obra está orçada em R$ 2 milhões.

Iniciado no ano passado, o projeto de autoria do arquiteto Maurício Fernandes está concluído, bem como o orçamento, adianta o secretário municipal de Planejamento, Laércio Alcântara. A reforma deve seguir os moldes das obras de modernização do Calçadão da Maffei.

Alcântara explica que a licitação anterior foi cancelada e o projeto sofreu adequações de acordo com as solicitações do MPE em relação a utilização das pedras portuguesas.
“A Prefeitura tinha a intenção de refazer o piso de concreto no mesmo padrão feito no Calçadão. No entanto, houve incompatibilidade já que o traçado não pôde ser modificado em razão da praça ser tombada, por isso, o projeto foi refeito para manter as características originais da praça que contam com as pedras portuguesas”, explica o secretário.

Até o momento nove empresas já retiraram o edital para análise da nova proposta. Com isso, a intenção é que as obras tenham início em até 60 dias pela empresa vencedora.

O Projeto

O projeto deve reconstituir o traçado original da praça com as pedras portuguesas que formam desenhos de ondas, características que fazem parte da história de Prudente. Desde que a Praça Nove de Julho foi construída na década de 40, e recebeu reforma completa em 1993, sendo entregue no ano seguinte pelo então prefeito Agripino de Oliveira Lima, em seu primeiro mandato.

As características originais do local serão mantidas, no entanto, a praça deve ganhar aparência moderna com mais conforto aos visitantes, segundo Alcântara. O projeto desenvolvido pela Seplan contemplará a praça com diversas melhorias como: colocação do piso tátil de acordo com as normas de acessibilidade; novos bancos; revitalização da fonte de acordo com as características originais; paisagismo; remodelação do Teatro de Arena; reforma completa dos banheiros e reorganização dos pontos de ônibus e de táxi. (Com Secretaria de Comunicação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário