quarta-feira, 10 de abril de 2013

Prefeitura inicia implantação de videomonitoramento

Notícia Retirada do site: http://www.ifronteira.com/noticia-regiao-47368


Áreas públicas de Álvares Machado serão observadas a fim de prevenir o crimes, violência e vandalismos


Gelson Netto
  • Há um ano, monitoramento é feito por câmera instalada na Avenida das Américas(Foto: Gilmar Gomes da Silva/Cedida)
Clique na imagem para expandir.
A Prefeitura de Álvares Machado vai implantar um sistema de vídeomonitoramento através da instalação de câmeras de vigilância em áreas públicas do município. A lei que regula a operação do sistema, de autoria do vereador Luiz Francisco Boigues, o Chiquinho do PT, foi promulgada e publicada nesta quarta-feira (10) pela prefeita Francisângela Policate (PV).
Os principais objetivos são prevenir o crime e a violência, otimizar o controle do tráfego de veículos, ampliar a vigilância ambiental e aperfeiçoar a fiscalização no município.
O diretor administrativo da Prefeitura, Luiz Gonçalves Rodrigues, adiantou ao iFronteira que os próximos passos do programa são o levantamento dos custos e a abertura de licitação para a contratação da empresa que cuidará da execução do sistema. A operação, segundo ele, deve começar já em 2013. “O Executivo vai destinar recursos para este projeto”, salientou.
Os recentes casos de violência cometidos no município acenderam o sinal de alerta entre as autoridades. Rodrigues lembrou de pelo menos quatro assaltos praticados nos últimos meses em plena luz do dia contra estabelecimentos comerciais. Ele ainda ressaltou dois casos de explosões de caixas eletrônicos instalados dentro da própria Prefeitura no segundo semestre de 2012.
A gravidade da situação levou o Poder Executivo a pedir ao banco a retirada do caixa eletrônico do Paço Municipal. “A população ficou assustada”, disse o diretor administrativo.
Rodrigues acredita que a violência seja consequência da instalação de presídios na região de Presidente Prudente. Com o vídeo-monitoramento realizado pelas câmeras, ele espera dificultar e inibir a ação dos bandidos. “Todos os municípios vão ter de se preparar para enfrentar os criminosos”, afirmou.
Há um ano, o comerciante Gilmar Gomes da Silva iniciou por conta própria um projeto de vídeo-monitoramento em Álvares Machado. Ele instalou uma câmera na Avenida das Américas, o principal ponto no Centro da cidade. As imagens são mostradas 24h por dia, em tempo real, na internet. “Onde tem uma câmera, o bandido pensa duas vezes antes de cometer um crime”, opinou o comerciante.

Com base na Lei 9.610/98, toda e qualquer reprodução do portal ifronteira.com deve apresentar a seguinte referência: Fonte iFronteira.com para texto e autor da foto/iFronteira.com para as imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário